DIAS BONS- DIAS

Transformar o vínculo burocrático de papel e computador em vínculo humano e Social é a missão do CRAS de Vila Rica-MT

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

OLHA QUE LEGAL!!!!

Centros de Referência de Assistência Social aderem aos blogs

10/09/2009 - 12:18

O principal objetivo é utilizar essa ferramenta de comunicação eletrônica para divulgar programas sociais e trocar experiências com administrações municipais

Divulgação / CRAS Pingo D’Água
Sérgio Siqueira e Amatuze Cruz (de calça florida) entre beneficiárias de programas sociais que fizeram curso de salgados no CRAS de Pingo D’Água (MG)

Duas cidades brasileiras vêm garantindo uma comunicação mais eficaz com a comunidade quando o assunto são os programas sociais do Governo Federal. E a responsável por isso é uma ferramenta bastante conhecida pelos usuários da internet: o blog. A inovação foi implantada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das cidades de Pingo D'Água (MG) e São Vicente (RN).

Os CRAS são equipamentos públicos, coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com Estados e Municípios, onde se faz o acolhimento e o encaminhamento das famílias mais vulneráveis aos programas sociais. Atualmente, o Ministério cofinancia 3.141 centros em todo o País.

Pingo D´Água - Os moradores da pequena cidade de Pingo D'Água, a 270 km da capital mineira, Belo Horizonte, e com cerca de cinco mil habitantes, estão mais conscientes dos seus direitos e bem informados quanto aos cursos, oficinas e serviços socioassistenciais oferecidos no CRAS.

É que, desde abril de 2008, o psicólogo e coordenador da unidade, Sérgio Santos Siqueira, e a assistente social e gestora do Programa Bolsa Família (também coordenado pela MDS) no Município, Amatuze de Jesus Cruz Siqueira, decidiram colocar em prática um instrumento que agilizasse a comunicação e divulgasse as ações do Centro. A unidade oferece uma série de atividades à comunidade. São oficinas de pintura em tecido, corte e costura, macramê (artesanato com nó), curso de salgados e atendimentos em grupo, como o de gestantes e de saúde mental. Há, ainda, palestras sobre temas da atualidade. Foi criado, então, um blog que logo tornou-se importante aliado para a equipe, abrindo um canal de contato direto com usuários dos serviços e a população em geral.

“Antes da implantação do blog, atingíamos os objetivos dos programas, mas não tínhamos como mostrar os resultados à população. Agora, a procura pelos serviços do CRAS aumentou em todos os aspectos”, explica Sérgio que coordena o Centro há três anos. Outro avanço citado pelo psicólogo foi a possibilidade de troca de informações. “Intensificamos o contato com os Centros de Referência de outras cidades mineiras para conhecer novas experiências”, destaca Siqueira.

Os moradores de Pingo D'Água que não possuem computador em casa podem acessar o blog em três telecentros da cidade. Um deles é comunitário e funciona das 8h às 20h. Os outros dois estão instalados em escolas.

O quadro abaixo demonstra o aumento do número de atendimentos depois da criação do blog nos CRAS da cidade:



“Aconselho aos profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social a criarem um blog para mostrar de forma concreta o trabalho desenvolvido e trocar informações de forma rápida. A internet não tem limite”, reforça Amatuze Siqueira. Quem quiser conhecer o blog do CRAS de Pingo D´Água deve acessar o endereço eletrônico: http://craspd.blogspot.com

Divulgação / CRAS Pingo D’Água
Em São Vicente (RN), o blog do CRAS possibilita a integração de diversas áreas como saúde e assistência social e educação. O resultado é a melhoria do atendimento à população.

São Vicente - Outra experiência bem sucedida com a utilização de blog acontece no Município de São Vicente, no Rio Grande Norte. Desde 2007, a ferramenta vem possibilitando a integração de diversas áreas como saúde, assistência social, educação e outras, o que significa a melhoria do atendimento à população. A comunidade também é incentivada a participar, por meio de comentários, opiniões e críticas.

“O blog possibilitou elevar a autoestima dos usuários”, constata Maria da Guia de Medeiros coordenadora do CRAS. Ela conta que muitos comunicados importantes, como campanhas de vacinação, por exemplo, são amplamente divulgados com a utilização do blog. “Essa foi uma forma que encontramos para levar o trabalho da gente à comunidade, além do boca a boca, e para mostrar que nossa cidade existe no mapa”, explica Medeiros.

São Vicente fica a 200 km de Natal, capital do Estado, e tem hoje mais de seis mil habitantes. No CRAS da cidade há grupos de convivência de gestantes, de usuários com transtornos mentais, um coletivo do ProJovem Adolescente, palestras para mulheres vítimas de depressão e para pessoas com problemas de alcoolismo. As oficinas de pintura e de maquiagem são muito procuradas. Em 2008, a cidade recebeu o selo Unicef por apresentar baixos índices de mortalidade infantil.

O blog do CRAS de São Vicente pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://saovicenteselada.blogspot.com


Ana Soares


Informações para a imprensa

Ana Soares / Aline Menezes
(61) 3433-1051 / 3433-1065
ASCOM / MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário